ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE RECEBÍVEIS MAIS INDICADAS PARA EMPRESAS DO SETOR FINANCEIRO

16/10/2020
11:52

Em virtude das consequências da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, do alto índice de desemprego no país, o número de inadimplentes cresce diariamente. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) existem cerca de 62 milhões de brasileiros inadimplentes na atual circunstância.  

 

Esse elevado número acaba refletindo significativamente no cenário das empresas do segmento financeiro do país, especialmente os bancos, que é um dos setores mais afetados em decorrência da atual crise. De acordo com matéria do Correio Braziliense, enquanto as grandes empresas projetam uma inadimplência de 2,8% e as micro, pequenas e médias empresas projetam aproximadamente 4,9%, a taxa de maus pagadores pode chegar a 5,9% nos bancos brasileiros. 

 

Com isso, traçar soluções para melhor gerenciar a carteira e elaborar políticas de cobrança claras e fáceis para a sua empresa são essenciais no controle e na segurança da gestão de recebíveis. Podemos destacar duas estratégias efetivas para esse momento: conciliação financeira e utilização de plataformas para auxiliar o pagamento. 

 

A conciliação financeira auxilia no controle financeiro, diminuindo o risco de falhas no que se refere a verificação sistemática dos títulos em aberto e os títulos quitados de clientes. Esta é uma prática que demanda total atenção e está ligada diretamente à taxa de retenção de clientes. 

 

E por que a taxa de retenção é tão importante? Os clientes são um grande pilar para o crescimento e conservação da empresa, afinal um negócio não existe sem clientes. Dessa forma, a conciliação financeira atrelada à cobrança preventiva e amigável são ótimas soluções na gestão de recebíveis. 

 

Em relação a utilização de plataformas que auxiliam e facilitam o pagamento, pode-se afirmar que são essenciais nesses casos, afinal se você pretende que seus clientes efetuem o pagamento em dia, é importante dar a eles recursos diversos e práticos para isso. 

 

Quantas vezes já ouvimos pessoas reclamando da burocracia para efetuar determinados pagamentos em bancos? Muitas vezes o cliente se torna inadimplente por não ter meios de pagamentos mais práticos de suas contas. Por isso, as plataformas de pagamento online podem ajudar a empresa nesse controle e gestão.

 

A Meireles e Freitas disponibiliza a MFPay, uma plataforma de pagamentos para a sua empresa, onde o cliente pode utilizá-la de maneira rápida, prática e segura. A ferramenta oferece a versão mobile para operações ativas, um portal desktop para operações receptivas e o portal promoter para operações de vendas diretas. Além disso, o MFPay possui uma plataforma de negociações de dívidas. Em um canal o usuário tem acesso, a partir do cadastramento do seu CPF, a descontos previamente estabelecidos. Dessa maneira, os clientes evitam ligações e maiores burocracias para resolverem suas pendências de pagamentos.  

 

                                           


 

Para ter uma experiência imersiva singular do MFPay, entre em contato com a nossa equipe comercial para desenvolvermos um protótipo de acordo com as necessidades do seu negócio através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br