UMA A UMA: LISTA DE SOLUÇÕES PARA OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INADIMPLÊNCIA COM BASE EM NOSSA EXPERIÊNCIA

5/2/2021
11:02

Sempre ressaltamos por aqui a importância do controle de inadimplência para a boa saúde financeira das empresas, afinal, esse é um ponto que acaba impactando diretamente na organização geral e no fluxo de caixa das organizações. Dessa forma, pagamentos atrasados podem acabar gerando prejuízos e afetando negativamente a sustentabilidade de negócios de diferentes segmentos e, para que esse cenário mude, é preciso encontrar a raiz do problema. 

 

Você pode estar se perguntando o que isso significa. É simples: os casos de inadimplência podem acontecer por N motivos dentro de uma empresa e o primeiro passo para reduzir o número de clientes inadimplentes é entender os motivos que fazem com que ela ocorra, pois, conhecendo as razões para tal problema, será possível traçar estratégias e abordagens para reverter os danos e prejuízos causados. 

 

Para te ajudar nesse processo de busca pela melhoria dos resultados do seu negócio, preparamos este conteúdo com alguns dos principais motivos para inadimplência e como evitá-los. Confira! 

 

1.DIMINUIÇÃO DE RENDA

Diante da crise econômica que estamos enfrentando, em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a taxa de desemprego aumentou significativamente no Brasil e, consequentemente, a inadimplência também tende a aumentar. Além do desemprego, o aumento da inflação também influencia na diminuição da renda, pois o dinheiro passa a valer menos e as pessoas perdem poder de compra. Com isso, a prioridade para muitas pessoas é a de arcar com custos essenciais e acabam deixando de pagar determinadas contas e dívidas.  

 

COMO EVITAR: 

Prepare a sua equipe para negociar de forma eficaz. Converse e procure entender o motivo do atraso, pois, compreendendo a situação do cliente (que neste caso é bem delicada), é possível apresentar uma proposta razoável para que o pagamento seja feito o mais rápido possível e as duas partes saiam ganhando. Além de facilitar o pagamento, isso demonstra uma aproximação e preocupação com o cliente, o que é bem positivo para o relacionamento e imagem da empresa. 

 

2.SALÁRIO ATRASADO 

Infelizmente alguns dos motivos da falta ou atraso de pagamento acontece devido a motivos externos que não estão sob o controle do seu cliente e um deles é o salário atrasado. Em casos como esse, o devedor pode ter a intenção de pagar, mas acabam ficando impossibilitados e, por isso, é importante conhecer o perfil dos seus clientes. 

 

COMO EVITAR: 

Em casos como este, onde os motivos fogem da alçada da própria pessoa, é importante acompanhar as circunstâncias e oferecer ferramentas que facilitem o pagamento, pois, dependendo do perfil do devedor, ele irá querer quitar a sua dívida o mais rápido possível. A Meireles e Freitas Cobrança Digital, por exemplo, possui o MFPay, uma plataforma mobile para operações ativas, com portal desktop para operações receptivas e o portal promoter para operações de vendas diretas. 

 

A ferramenta também possui a plataforma de negociações de dívidas, onde o usuário tem acesso a descontos previamente estabelecidos,  a partir do cadastramento do seu CPF. Esse tipo de ferramenta possibilita que os clientes consigam resolver suas dívidas de maneira mais rápida, podendo acessar as condições pelo celular para verificar todas as formas de pagamento que a empresa oferece. 


 

               

 

3.ESQUECIMENTO

Esse motivo pode até parecer meio óbvio de ser evitado pelo próprio cliente, mas é mais comum do que você imagina e, por isso, a empresa pode agir de forma ativa para evitar esse tipo de situação e futuras dores de cabeça. 

 

COMO EVITAR: 

Para esse problema a solução mais eficaz é a famosa cobrança preventiva! Apesar de aparentemente ser uma estratégia óbvia de ser aplicada, muitas empresas ainda não investem nesse tipo de cobrança que traz diversos benefícios. Para que seja ainda mais eficiente e gere melhores resultados, é bastante interessante investir em tecnologias de cobrança. Esses tipos de soluções ajudam a empresa a chegar no cliente de forma mais efetiva. O SMS e e-mail, que servem, de modo prático, para enviar mensagens de lembretes de cobrança para os clientes, ou os Agentes Virtuais, robôs capazes de entrar em contato com o cliente e fazer desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes, são exemplos de tecnologias que geram resultados muito positivos. 

 

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