[MARLY RESPONDE]: DESMISTIFICANDO 4 GRANDES ERROS EM GESTÃO DE RECEBÍVEIS E COBRANÇA

13/4/2021
09:37

 

Olá! Você já me conhece? Eu sou a Marly, a agente virtual da Meireles e Freitas Cobrança Digital. Junto com toda a equipe da MF Digital, estou sempre buscando trazer conteúdos relevantes, que te ajudem a sanar dúvidas sobre o universo da recuperação de crédito e gestão de recebíveis. Além disso, também estou à disposição para te incentivar a buscar inovações que te auxiliem na jornada de evolução da sua empresa. 

 

Bom, hoje estou aqui para desmistificar 4 grandes erros na gestão de cobrança. Aposto que você já deve ter se deparado com pelo menos um deles no cotidiano do seu negócio. Vamos lá? 

 

1.NÃO POSSUIR UMA ESTRATÉGIA DE COBRANÇA

Não ter uma estratégia bem definida é, com certeza, um dos principais erros da cobrança, pois, para obter resultados positivos, a gestão de cobrança deve ser feita com muito planejamento. Se não há, por exemplo, uma régua de cobrança bem estruturada, diversas oportunidades podem ser desperdiçadas, dívidas podem levar tempo demais para ser cobradas ou, até mesmo, esquecidas, o que prejudica a saúde financeira do negócio. 

 

Assim, a melhor forma de lidar com esse problema é definir uma estratégia consistente de ação e treinar sua equipe para executá-la. Determine como e quando a equipe deve agir, detalhando canais de comunicação e prazos, de modo que todo o trabalho seja otimizado e traga bons resultados.  

 

2.NÃO TER UMA BASE DE DADOS ATUALIZADA E LEGAL 

Apesar de parecer óbvio, esse é um problema recorrente no setor de cobranças de muitas empresas. Muitas vezes os resultados de cobrança não são como esperados pela dificuldade no contato com o cliente devedor. Isso também acaba interferindo no trabalho da equipe, que perde muito tempo tentando ligar para números inexistentes ou desatualizados.

 

Lembre-se que os cadastros dos clientes são o instrumento de trabalho da equipe de cobranças e que se os dados são inúteis, a negociação sequer será iniciada. Por isso, é extremamente importante manter a base de dados dos clientes constantemente atualizada. 

 

Além de atualizada, a sua base de dados deve estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada para promover a proteção de dados pessoais de todo cidadão que são coletados, armazenados e processados por empresas e organizações do Estado. Você pode conferir o nosso guia completo em cobrança e LGPD clicando aqui. 

 

3.NÃO APRESENTAR SOLUÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Conseguindo o contato com o cliente a negociação será iniciada e, para que ela seja efetiva, é necessário apresentar soluções. Muitas empresas ainda erram na hora de negociar as condições de pagamento com seus clientes inadimplentes. Já falamos aqui algumas vezes sobre a negociação não ser uma disputa, mas uma conversa onde soluções sejam apresentadas para que as duas partes saiam ganhando. Você pode conferir o nosso passo a passo para uma negociação de dívidas clicando aqui!

 

4.NÃO AUTOMATIZAR OS PROCESSOS

A gestão de cobrança não deve ser uma tarefa realizada exclusivamente por operadores humanos, afinal, sabemos que os processos realizados de maneira totalmente manual levam mais tempo e, consequentemente, oportunidades também são desperdiçadas. Na era digital em que estamos inseridos, pode-se dizer que não automatizar processos na sua gestão de cobrança é um grande erro. O uso de soluções tecnológicas automatizadas e integradas facilita a execução da estratégia de cobrança, além de tornar mais fácil o contato com a pessoa certa, o que reduz custos e garante melhores resultados.

Sabemos que a gestão de cobrança é um processo que envolve muitos detalhes, mas que, se pensados e executados da maneira correta, podem fazer toda a diferença. A Automação por RPA, por exemplo, é realizada através de bots que sincronizam a tela do operador que realiza o atendimento e tabula as informações no sistema, evitando o manuseio entre diversas telas para um único atendimento, o que reduz consideravelmente o TMA (Tempo Médio de Atendimento). 

Espero que o nosso conteúdo tenha te ajudado a identificar alguns dos erros apresentados para, assim, investir em soluções que te ajudem na sua jornada de sucesso! Lembre-se que a Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de canais de comunicação efetivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br