fbpx
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
Menu
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • SOLICITE UMA PROPOSTA
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
Menu
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Solicite uma proposta

Isolamento social e educação digital: sua empresa está preparada para o aumento do fluxo de demandas digitais?

  • 26 de março de 2020

Nesse período de isolamento social que o Brasil – e o mundo – se encontra, as interações sociais estão sendo ainda mais impulsionadas a serem vividas através dos canais digitais. Até então, ainda existia uma grande parcela da população que ignorava ou até rejeitava interações dessa natureza – especialmente quando se tratava em comunicação com empresas. Agora, em meio a todos os processos, a sociedade também passa por um processo de educação digital o qual percebe-se não só a necessidade, mas também a flexibilidade e facilidade que esses contatos trazem ao dia-a-dia.

No âmbito da cobrança, o cenário também teve suas mudanças. No início de 2020, saiu o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, intitulada “Desafios e Tendências do Cenário da Inadimplência no Brasil”. Essa pesquisa mostrava as perspectivas de cenário para a cobrança no ano de 2020 para alguns dos principais empresários do país.

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, responsável por outras pesquisas como essa, afirma que, segundo dados, os inadimplentes no país são um mercado consumidor ativo que deve movimentar R$ 1,4 trilhão ao longo do ano. Mas, ele também adverte: “a forma como a cobrança é feita acaba por afastar esses consumidores das empresas”.

Ainda conforme Meirelles, as pesquisas indicam que 73% dos inadimplentes deixam de atender telefonemas de desconhecidos e sete em cada dez têm vergonha de admitir a situação para outras pessoas. Não à toa, 51% desse grupo preferem negociar suas dívidas pelo computador.

De acordo com o resultado da pesquisa “Desafios e Tendências do Cenário da Inadimplência no Brasil” – que foi feita no final de 2019 -, o cenário de 2020 para os empresários pesquisados se mostrava o seguinte:

97% dos entrevistados acredita que o patamar de inadimplentes representa um problema para o país e apenas 34% se mostrava otimista com o cenário para o ano de 2020.

Outra informação essencial para a nossa análise é que, ainda na pesquisa, foi levantado o seguinte dado: 45% das empresas não adotam nenhuma tecnologia no contato com o cliente.

Ora, quando analisamos em conjunto todos esses dados e adicionamos às variáveis o momento que o Brasil está vivendo, duas importantes informações ficam bem claras:

  1. Se antes, mais da metade do grupo dos inadimplentes recorria à atendimentos remotos para a regularização da sua situação, podemos afirmar que a tendência é que esse número cresça para além do projetado em situações regulares.

  2. As empresas de cobrança ou setores de cobranças não podem mais fugir dos atendimentos remotos e das tecnologias disponíveis e especializadas nesse mercado. Para além disso: não devem esperar que a demanda se torne insustentável para que alguma providência seja tomada.

Ainda sobre a pesquisa, outra dado importante coletado é o fato que 81% dos executivos ouvidos disseram que as suas respectivas empresas estão pouco ou nada desenvolvidas em relação à cobrança digital – um dado assustador quando observamos o cenário de hoje, onde não existe outra solução além de estar pronto.

Uma saída é a adaptação rápida aos novos processos, novos produtos, novas tecnologias e novas relações interpessoais. São nesses momentos que as empresas que conseguem se fazer presentes serão lembradas e priorizadas quanto à gestão de recebíveis, de acordo com o relacionamento com o cliente que ela está proporcionando.

Se antes a cobrança estava caminhando para o digital, hoje ela já precisa ser digital. Sua empresa está preparada?


Foi pensando em tudo isso que a Meireles e Freitas desenvolveu um novo produto para te ajudar a administrar a inadimplência durante a crise: o Agente Smar One! Rápido, personalizado, inteligente e estrategista, foi desenvolvido para em [2 DIAS] transformar sua gestão de recebíveis diante dessa crise.

Participe do [WEBINAR] de lançamento do produto: Segunda-feira, dia 06/04, às 14h30.

INSCREVA-SE NO WEBINAR

Podemos te ajudar! Entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778-0071, clicando aqui ou pelo e-mail: [email protected]

[PARA BAIXAR] GUIA EM COBRANÇA E LGPD: SAIBA COMO REALIZAR A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO SEM INFRINGIR A NOVA LEI

No último ano, tem se falado bastante sobre a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), lei sancionada em agosto

Leia mais »

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS QUE ACELERAM O ATENDIMENTO E AUMENTAM O RESULTADO 

  SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS QUE ACELERAM O ATENDIMENTO E AUMENTAM O RESULTADO Nossa sociedade está cada vez mais familiarizada com a inserção,

Leia mais »

PRÁTICAS EFETIVAS DE COBRANÇA PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA E MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Realizar a cobrança de clientes nem sempre é algo fácil e confortável de se fazer, não é? Afinal de contas,

Leia mais »
Onde Estamos
  • Matriz
  • Rua Sena Madureira, nº1070,
  • Centro - Fortaleza, CE.
  • CEP: 60055-080.
  • Telefone e WhatsApp: 85 3255 5800
  • E-mail Comercial: [email protected]
  • E-mail para Negociações: [email protected]
  • Filial - Natal
  • Avenida Prudente de Morais, 744
  • Tirol - Natal,RN.
  • CEP: 59020-400.
  • Telefone : (84) 3216-8100 e 0800 022 1596
  • E-mail Comercial: [email protected]
  • E-mail para Negociações: [email protected]
  • Filial - São Paulo
  • Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1140, 7º andar - conj. 72
  • Itaim Bibi - São Paulo, SP
  • CEP: 04571-000
  • Filial - Goiânia
  • Rua C-139, Nº 646, L. 15, Q. 324
  • Jardim América - Goiânia, GO.
  • CEP: 74-275070

Política de Privacidade | Termo de uso de serviços

  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
Menu
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
Menu
  • MF Digital
  • Gestão de Cobrança
    • Gestão de Recebíveis
    • Soluções em Cobrança
    • CX Technology
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
Copyright © 2021 Meireles e Freitas.