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Saiba como realizar uma cobrança efetiva e reduzir a inadimplência do seu negócio

  • 6 de abril de 2019

     No cenário atual da economia brasileira, percebemos uma instabilidade que tem se propagado pelos diversos segmentos. No Brasil, o índice de inadimplência chega a 61,8 milhões de pessoas, ou seja, 40,3% da população não tem conseguido manter os seus pagamentos em dia.

      Obviamente, desistir de empreender provavelmente não seja a melhor saída e sim buscar soluções que reduzam os índices de inadimplência e aumentem a receita do seu negócio. Grandes empresas têm adotado essa estratégia, mantendo os lucros muitas vezes acima do esperado.

Mas como será que elas fazem isso?

Primeiro, elas perceberam a necessidade de desenvolver metodologias que levassem o cliente inadimplente a manter-se em dia com os seus pagamentos.

Segundo, notaram que precisavam de um especialista na área, analisando as melhores possibilidades e aplicando-as conforme as particularidades da organização. Empresas que prestam assessoria de cobrança são especialistas na gestão de recebíveis e podem aumentar os índices de arrecadação com atendimento humanizado, atendimento digital, além de traçarem diversas estratégias para educar os clientes a manterem os pagamentos em dia.

Já parou para pensar em uma assessoria que negocia de forma assertiva prazos com o seu cliente e modalidades de pagamento? Parece um sonho para qualquer empresa que deseja não somente receber o valor em débito, mas também manter um relacionamento duradouro.

Fidelizar um cliente não é tarefa fácil, mas dependendo do relacionamento que a sua organização desenvolve com ele, pode ser que ele não pense duas vezes em comprar o seu produto e/ou serviço novamente. Isso seria muito bom, concorda?

Quero saber mais sobre boas assessorias de cobrança. Como faço?

Para começar, note que o mercado tem exigido cada vez mais potencial de inovação das organizações, isso não deve ser diferente para o segmento de cobrança.

Percebemos que já existem empresas inovando e aplicando novas soluções mais tecnológicas e digitais para que o serviço ofertado seja ainda mais efetivo. Isso demonstra uma maior preocupação em oferecer o melhor para o cliente.

O atendimento humanizado ainda é muito efetivo para o segmento, mas as soluções digitais otimizam os processos e aumentam a produtividade operacional, o que gera aumento na rentabilidade e redução de custos. Desse modo, quando estiver em busca de uma assessoria de cobrança, prefira aquela que ofereça um equilíbrio entre ambos, sempre analisando qual a melhor solução para o seu negócio.

Entendi!

  • Se eu quiser reduzir a inadimplência do meu negócio devo… buscar uma empresa especialista em assessoria de cobrança.
  • Uma boa Assessoria de Cobrança deve dispor…. de atendimento humanizado aliado ao digital, sempre analisando qual a melhor solução de relacionamento junto ao perfil de cada carteira.

Mas enquanto aos canais de atendimento, como saber quais devo utilizar?

Inteligência de negócio é uma palavra-chave para uma assessoria de cobrança de sucesso. Por isso, no processo de captação de uma empresa que preste esse tipo de serviço, analise cada proposta e veja qual se encaixa mais dentro do perfil da sua empresa. Existem soluções que podem funcionar mais com um modelo de negócio e com outro não, por isso é importante verificar quais soluções parecem mais assertivas.

Desse modo, a assessoria de cobrança ideal para o seu negócio vai ser aquela que dispor de expertise para trabalhar a sua carteira de forma efetiva, traçando cada perfil, desenhando uma régua de cobrança com soluções para cada um deles.

Por exemplo, se você busca por uma cobrança preventiva, com o objetivo de não deixar o cliente esquecer o dia do pagamento, uma possível solução poderia ser ele receber um lembrete via SMS. Isso fará com que ele lembre que a data de vencimento se aproxima e já se prepare financeiramente para a realização do pagamento dentro do prazo.

Cada solução corresponde a um ou mais objetivos na gestão de recebíveis e a inteligência de negócio de uma empresa de assessoria de cobrança pode definir a porcentagem de aumento da receita do seu negócio.

Entendeu, agora? Ainda que os índices de inadimplência em nosso país estejam elevados, com uma assessoria de cobrança efetiva, que busca inovar e disponha de inteligência de negócio é possível traçar estratégias para que os seus clientes realizem seus pagamentos e se mantenham fiéis ao seu negócio.

Quer saber mais sobre as soluções da gestão de recebíveis? Clique aqui

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